domingo, 5 de abril de 2009

"quem vai pagar por isso?"

Foi mal pessoal... extenso e prolongado ócio criativo. :T

Quem vai pagar o pato, pegar a puta, subornar de novo um pita? Quem vai? Quem paga? A crise do capitalismo americano, chinês e russo e a crise de gota do meu vizinho pinguço? Quem paga e quem deve? Quem é que deve e não treme? Quem foi que matou o trema? Quem esqueceu de desmontar todo o esquema? O esquema da grana que vai pra Suíça, o esquema do Dunga que enche linguiça, o esquema que finge que existe justiça? Quem? Quem paga pra ver? E pra olhar pro outro lado? Quem elege o pior cego? Quem é que suborna o teu ego? Quem pendura tua alma no prego? Quem?
Alguém. Ah, alguém sempre fatura com a hora do pendura, alguém sempre acha graça na hora da desgraça, alguém sempre acelera quando você grita "espera!", alguém sempre traz a cruz quando aparece um jesus. Mas quem? Que nome tem? De onde vem? Quem te dá o resultado do exame? Quem te salva da biópsia e da sequela do derrame? Quem te dá a anestesia? A novela de cada dia? Quem bebe a água benta e vende a pia? Quem? Quem surrupiou os centavos? Quem mudou Davos em Devos? Quem quer dar o golpe nos evos? Que ivos sumiram com as uvas? Na estrada de Santos, onde foram parar as curvas?
Onde? Onde se escondem meu futuro, teu sucesso? O saldo bancário dos líderes do congresso? E pra onde vamos? Pro aquecimento global ou pro esquecimento total? Paris ou piscinão de Ramos? Depende do que somos? Somos europeus ou imigrantes africanos? Entramos pela frente ou entramos pelos canos, pelos guantánamos? Somos insanos ou somos insones? Fomos convidados pro casamento da Rosa de Luxemburgo com o Indiana Jones? Tudo com o patrocínio das sonys? Tudo, tudo vale a pena se a arma não é pequena? Vale a pena invadir o Ceasa, hipotecar sua casa, pisar na faixa de Gaza? Afinal, pra onde vamos, aos trancos e barrancos? E quem é que roubou mais, o cheque sem fundo ou o dono do banco? Mas quem, quem vai pagar por isso? Chouriço?

Cesar Cardoso, para Caros Amigos - março de 2009.

2 comentários:

Samory Santos disse...

Nunca mais li Caros Amigos :o

Eduardo Santos Mafra disse...

Fantástico!

Obrigado por relacionar meu blog! Farei o mesmo com o seu assim que descobrir como fazer isso XD

=)